Respostas
Os ideais do iluminismo estão presentes em nossa sociedade atual, embora, muitas vezes, as pessoas não percebam, principalmente as gerações atuais. Um excelente exemplo, é a nossa política, pregada como a melhor, ou mais certa para a sociedade, que é a soberania popular, defendida por Rosseau. O modelo de democracia que temos hoje é o mesmo defendido pelos filósofos iluministas, inclusive a divisão que temos dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário, ideia de Montesquieu, filósofo bem conhecido. Um exemplo clássico dessa democracia, Estados Unidos, que é considerada a maior democracia do mundo, é bem típico do Iluminismo.
Com relação ao meio social, prevalece a ideia de que todos são iguais (na teoria, óbvio). Na parte cultural, ocorre a separação entre fé e razão, as duas não se misturam. Por essa razão, o homem, com o pleno uso de sua racionalidade não pode ser detido em seu progresso e desenvolvimento.
Os direitos humanos distinguem-se dos concretos. O direito positivo é de competência do Estado, que busca igualar fracos e fortes, garantindo-lhes salário digno, moradia, educação, assistência à saúde, etc. Por outro lado os direitos humanos existem numa área livre da intervenção estatal.
Para concluir, os ideias iluministas, direitos naturais, respeito às diversidades e justiça, deveriam trazer melhoria à condição humana. Afinal, o Iluminismo motivou as pessoas a colocarem fim a um antigo regime autoritário e a estabelecer doutrinas de caráter liberal, apesar de ser um conceito distorcido, infelizmente.
Explicação: