Em sua opinião, quais os benefícios e os malefícios gerados pela padronização da monogamia, em nosso ordenamento jurídico? O que este paradigma traz de positivo ou negativo para a sociedade atual? b) Ainda em sua opinião, os casamentos poligâmicos deveriam ser reconhecidos pela legislação? Por que?
Respostas
a) Em sua opinião, quais os benefícios e os malefícios gerados pela padronização da monogamia, em nosso ordenamento jurídico? O que este paradigma traz de positivo ou negativo para a sociedade atual?
A monogamia é um dos avanços legais derivados da influência do cristianismo na sociedade. Uma das principais funções da monogamia é garantir a proteção da mulher, dado que na antiguidade, estas eram mal tratadas quando abandonadas por seus pares.
Além disso, a monogamia garante a preservação dos indivíduos, e a manutenção de uma maior possibilidade de ascensão social. Sabe-se que a poligamia era garantida aos mais abastados, séculos atrás, de forma a reduzir a possibilidade das classes consideradas inferiores se reproduzirem.
b) Ainda em sua opinião, os casamentos poligâmicos deveriam ser reconhecidos pela legislação? Por que?
O reconhecimento dos casamentos poligâmicos viola os princípios fundamentais do Estado de Direito fundado sob a égide do pensamento e da organização cristã de sociedade. A legalidade da poligamia não é viável em um Estado liberal movido pela cultura cristã.