Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada: *
1 ponto
a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) aos interesses alemães ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto a Bósnia.
d) as disputas entre os impérios Austro-Húngaro e Russo pelo controle dos países da região.
e) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina
Respostas
Resposta:
A resposta correta é a alternativa D
Explicação:
Os Bálcãs eram considerados o "barril de pólvora" da Europa. O Império Austro-Húngaro tentava ampliar seu território e a sua influência, se expandindo pela região. Como os Bálcãs tinham uma grande população eslava, a Rússia tinha interesse em controlar a região, tentando unificar todos os eslavos. Esses fatores, em conjunto com o crescimento do nacionalismo dos países eslavos sob domínio do Império Austro-Húngaro, foi uma das causas para o início da Primeira Guerra Mundial, já que tais fatores levaram ao assassinato do arque duque Franz Ferdinand.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
A alternativa que traz a informação correta é a letra c.
Além das causas citadas pela alternativa C, outros fatores também influenciaram para que a primeira guerra mundial fosse deflagrada.
Havia muito ressentimento no cenário Europeu. O constante expansionismo alemão fez com que a Alemanha arranjasse diversos inimigos, principalmente a França.
Outro ponto importante foi o embate entre os impérios europeus que promoviam o colonialismo e imperialismo, promovendo também o crescimento muito rápido das indústrias nas colônias, aumentando a rivalidade entre os impérios e o abismo econômico entre países ricos e pobres.
Podemos citar também As variedades existentes Entre os russos e alemães Em disputas por territórios no oriente médio Onde o petróleo em grandes quantidades acabara de ser descoberto.