1) Leia No famoso mito da caverna, Platão (428-347 a.C.) imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que, não podendo se voltar para a entrada, onde há uma fogueira, apenas enxergam o fundo da caverna. A luz da fogueira projeta, nesse fundo, sombras das coisas que passam as suas costas. Ora, se um desses homens se libertasse das correntes e chegasse à luz o dia, voltaria contando aos outros o que são realmente os verdadeiros objetos. Entretanto, seus companheiros o tomariam por louco, pois não acreditariam em suas palavras. Esse mito pode ser analisado sob dois pontos de vista: o epistemológico (como surge o conhecimento humano) e o político (aquele que apreende as ideias verdadeiras é apto para governar).ITEM 1Interpretando o Mito da Caverna de Platão, do ponto de vista do conhecimento, qual o instrumento pode libertar o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros?
A. A luz da verdade;
B. A realidade;
C. A Filosofia;
D. As coisas que percebemos;
E. A coragem.
2) Com base na leitura da questão anterior, do ponto de vista político, pode-se afirmar que com esse mito Platão pretendia:
A. provar a imortalidade da alma humana.
B. demonstrar que a democracia não é um bom sistema de governo.
C. mostrar que os cidadãos são geralmente injustos com aqueles que querem ser justos.
D. esclarecer algumas questões sobre a importância da educação dos filósofos, que viriam a ser no futuro, os governantes da cidade justa.
E. provar que qualquer pessoa pode ser um bom governante, independentemente de sua formação.
3) Podemos dizer que a Filosofia se constitui quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas. Como parte essencial da missão da Filosofia nas escolas, está a tarefa de desenvolver no estudante o senso crítico. Qual o resultado desse processo?
A. Pensamento contemplativo sobre o mundo;
B. Ampliação da consciência reflexiva;
C. Conhecimento das reflexões filosóficas já desenvolvidas na história;
D. Desenvolvimento do espírito de conservação;
E. Surgimento de uma massa subversiva em relação à ordem constituída.
4) Sócrates jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de uma sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que um espírito interior o levava a desconfiar das aparências e a procurar a realidade verdadeira das coisas. Por conta desse comportamento investigativo Sócrates é considerado:
A. O patrono da filosofia
B. O contraventor da filosofia
C. O inimigo da filosofia
D. O prisioneiro da filosofia
E. O destruidor da filosofia
5) A filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do dia a dia para que eles possam ser avaliados racional e criticamente. Para a filosofia, não sabemos o que imaginávamos saber. Sendo a atitude crítica o resultado de um pensamento filosófico, a primeira característica da atitude filosófica é:
A. Positiva
B. Nenhuma
C. Conclusiva
D. Mista
E. Negativa
Por favor me ajude, agradeço muito se puder ajudar..
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1) B a realidade
2) D
3) C
4) A
5) C OU D
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás