Respostas
Resposta: pena= 4 letras e 4 fonemas pois não tem nenhum dígrafo.
Em uma palavra, a quantidade de fonemas pode sofrer alterações (para mais ou para menos) em virtude da presença de alguns fenômenos fonéticos:
→Dígrafos: conjuntos de letras que representam um único som e pode ser:
- Um som consonantal (dígrafo consonantal) - por exemplo, ch – som [∫], rr- som [r] e sc- som [s]). Veja, no item 1 do anexo, a descrição dos sons (transcrição fonética), em símbolos do Alfabeto Fonético Internacional (IPA, sigla em inglês) de algumas palavras com dígrafos consonantais e a comparação com a quantidade de letras ou grafemas.
- Um som vocálico (dígrafo vocálico) - indicam que a vogal é produzida com a passagem do ar pela cavidade nasal. Por isso, nas sílabas que apresentarem os grafemas m ou n antecedidos de vogal, estes não serão considerados fonemas, mas somente uma nasalização. Veja, a título de ilustração, no item 2 do anexo, a transcrição fonética (em símbolos do IPA) das palavras ambulância e esfinge e novamente a comparação com o número de letras.
→Dífonos: uma letra que representa mais de um som (por exemplo, som [ks], representado pela letra x em “tórax”). Veja, no item 3 do anexo, a transcrição fonética da palavra tórax e a comparação com a quantidade de letras.
→Letras sem som: em palavras não estrangeiras ou aportuguesadas, a letra h não corresponde a nenhum som. Veja, a título de exemplo, no item 4 do anexo, as transcrições das palavras hora e hambúrguer (forma aportuguesada da palavra alemã hamburger, “de Hamburgo”, cidade alemã).
Feitas as devidas observações, nota-se que a palavra pena não apresenta nenhum dos três fenômenos fonéticos acima descritos, fato que iguala a quantidade de grafemas e a de fonemas. Assim:
Pena – transcrição fonética (dos sons) – ['pe.na] ⇒ 4 fonemas e 4 letras
(Observação: o símbolo ' é utilizado para marcar a sílaba tônica e o ponto (.) para indicar a divisão silábica.)
Do acima exposto, afirma-se que a palavra pena tem 4 fonemas.