Tomando como base as informações abaixo, escreva uma carta ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, solicitando que se promova uma fiscalização mais rígida em produtos alimentícios à venda no País.
Coloque data e vocativo. Redija no máximo 20 linhas.
O fato é que, em matéria de controle de qualidade dos alimentos, o Brasil está em desvantagem. Um índice criado pelo Idec revelou que 33% dos 1.990 produtos alimentícios examinados em 81 testes realizados nos últimos 17 anos não atendiam às normas mínimas. Adulterações flagradas: leite, barras de cereais, cereais matinais, frango, guaraná, ovos, pães, sopas, azeites, cachaças etc.
Respostas
Olá, tudo bem?
O exercício é a confecção de uma carta
gênero textual carta : a carta é feita para ser lida por um destinatário ou por vários no caso da carta aberta. São as características do destinatário que irão definir o tipo de linguagem (formal ou informal) e o pronome de tratamento que abrirá o texto.
carta ao departamento de proteção e defesa do consumidor
Curitiba, 25 de abril de 2020
À Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor
Sua Senhoria Juliana Oliveira Domingues
Prezada Senhora,
Viemos por meio desta solicitar que uma fiscalização mais rígida seja feita nos produtos alimentícios á venda no país.
Como já é do conhecimento de Sua Senhoria índice criado pelo IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) revelou que 33% dos 1990 produtos alimentícios examinados em 81 testes realizados nos últimos 17 anos não atendiam às normas mínimas de consumo e estavam disponíveis para o consumo nos supermercados brasileiros.
Ter práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, não dependem só de nós, pois não somos nós que temos o dever de verificar e confirmar se os produtos oferecidos no varejo estão próprio para o consumo. Não existem leis que obriguem os fabricantes a deixar as informações dos rótulos mais claras, mas o seu departamento tem o dever de analisar se o produto condiz com o rótulo.
Temos adulterações comprovadas em leite, barras de cereais, cereais matinais, frango, guaraná, ovos , pães, sopas, azeites, cachaças e outros mais. O que podemos fazer contra isso? como vamos saber se um ovo pode ou não ser consumido.
Compete ao departamento de V.Sa. nos dar estas respostas e por isto, pela melhor qualidade na alimentação dos brasileiros, é que viemos solicitar que seu departamento seja mais atuante. Considerados danos colaterais já foram vistos e sentidos por consumidores que tiveram o desprazer de comprar "a comida errada".
Certos que seremos atendidos em nossos pedidos,
Despedimo-nos, atenciosamente,
Paulo Antônio de Sá
Presidente do Grupo de Apoio à Alimentos Saudáveis.
Saiba mais sobre o assunto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/11164882
Sucesso nos estudos!!!