4- ENEM 2005 - Um professor apresentou os mapas ao lado numa aula sobre as implicações da formação das fronteiras no continente africano. Com base na aula e na observação dos mapas, os alunos fizeram três afirmativas: I - A brutal diferença entre as fronteiras políticas e as fronteiras étnicas no continente africano aponta para a artificialidade em uma divisão com objetivo de atender apenas aos interesses da maior potência capitalista na época da descolonização. II - As fronteiras políticas jogaram a Africa em uma situação de constante tensão ao desprezar a diversidade étnica e cultural, acirrando conflitos entre tribos rivais. III - As fronteiras artificiais criadas no contexto do colonialismo, após os processos de independência, fizeram da Africa um continente marcado por guerras civis, golpes de estado e conflitos étnicos e religiosos.
Respostas
Resposta:
II e III
Explicação:
Os processos de colonização e descolonização tiveram como consequências as fronteiras política que existem atualmente no continente africano. Tudo isso porque o povo europeu não aceitava nem respeitava as adversidades culturais e étnicas. Então depois do processo de independência desses países africanos só gerou e intensificou mais os conflito já existentes, além de formarem outros diversos conflitos que se prologaram até os dias atuais piorando cada vez mais.
Esses conflitos e desentendimentos entre tribos principalmente foram agravados por conta dessas fronteiras políticas, essas mesmas que incentivam as guerras, golpes e conflitos religiosos, todos esses fatos confirmam as alternativas II e III. Porém identifica-se a I como incorreta já que a mesma afirma ser responsável por esses conflitos e divisões apenas a maior potência capitalista da época, sendo que não é só ela e sim um aglomerados de motivos anteriormente citados.