1) De forma geral o que são células?
2) Quais as diferenças entre uma célula humana e uma célula vegetal?
3) Por que ainda existe a discussão se os vírus são seres vivos ou não?
4) Qual a função ou funções da célula no nosso organismo?
5) Quais os responsáveis pela respiração celular?
6)Qual o órgão responsável em facilitar o transporte e a distribuição de
substâncias no interior da célula.
7) Cite o nome das estruturas que desempenham funções vitais diversas, como
digestão, respiração, excreção e circulação.
8) Quem são os responsáveis pela síntese de proteínas para a célula?
9) o que quer dizer permeabilidade seletiva?
Respostas
Resposta:
1) A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos e apresenta como partes fundamentais a membrana plasmática, o citoplasma e o material genético. As células são estruturas microscópicas que fazem parte da organização do corpo dos seres vivos.
2) As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal. Além disso, nas células animais encontramos a presença de lisossomos, os quais estão ausentes na célula vegetal.
3) Por muito tempo os vírus têm causado um nó na cabeça dos cientistas. Há quem diga que eles são seres vivos, há quem diga que não. Na escola, você provavelmente aprendeu assim: vírus não são seres vivos porque não se reproduzem sozinhos – precisam de um hospedeiro para isso – e não têm metabolismo próprio. Na prática, isso significa que os vírus até podem sobreviver sem uma célula hospedeira, mas não conseguem produzir proteínas a partir de seu material genético. E isso impossibilita a reprodução independente para eles. Em 2003, a descoberta dos mimivírus reacendeu a pergunta: os vírus realmente não são vivos? Confundidos com bactérias por quase 10 anos, os mimivírus são vírus gigantes, que até podem produzir algumas proteínas. E agora um novo estudo da Universidade de Illinois, que traçou a história evolutiva dos vírus, mostra evidências de que sim, eles são seres vivos.
4) Eles fornecem a estrutura para o corpo, levar em nutrientes dos alimentos, converter os nutrientes em energia, e executar funções especializadas. As células também contêm material hereditário do corpo e pode fazer cópias de si mesmos. As células têm muitas partes, cada uma com uma função diferente.
5) A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.
6) O retículo endoplasmático e a distribuição de substâncias
Apresenta várias funções, dentre as quais facilitar o transporte e a distribuição de substâncias no interior da célula. As membranas do retículo endoplasmático podem ou não conter ribossomos aderidos em sua superfície externa.
7) O citoplasma
No hialoplasma ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham funções vitais diversas, como digestão, respiração, excreção e circulação. A substância mais abundante no hialoplasma é a água.
8) Ribossomos. Ribossomos são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas.
9) Permeabilidade seletiva é um processo fundamental para a manutenção de condições intracelulares adequadas para o funcionamento e consequentemente, para a vida da célula e sua composição interna. Atuando de maneira seletiva, determina quais são as substâncias que devem entrar e sair da célula.