O conhecimento filosófico caracteriza-se como um saber elucidativo, crítico e especulativo; como
elucidativo, visa a esclarecer e a delimitar conceitos e problemas; como crítico, nada aceita sem exame
prévio e reflexão; como especulativo, assume a atitude teórica e globalizadora, que envolve os problemas
em uma visão total.
(a) Apenas I e II.
(b) Apenas III e IV.
(c) Apenas I, III e IV.
(d) Apenas II e III.
(e) Apenas I e V.
Respostas
Resposta:
Verdadeira:
Explicação:01) O senso comum é o conhecimento adquirido por exigências da vida cotidiana; fornece condições para o agir, todavia é um conjunto de concepções fragmentadas, recebidas sem crítica e, muitas vezes, incoerentes, tornando-se, assim, fonte de preconceitos.
02) O bom senso, ao contrário do senso comum, apresenta-se como uma elaboração refletida e coerente do saber; em vez da aceitação cega de determinações alheias, pelo bom senso o sujeito livre e crítico questiona os valores estabelecidos e decide pelo que se revela mais sensato ou plausível.
04) A ciência caracteriza-se como um sistema de conhecimentos, expressos em proposições gerais e objetivas sobre a realidade empírica; é um conhecimento construído por um processo de raciocínio rigoroso e metodicamente conduzido, baseado na experiência, permitindo explicar, prever e atuar sobre os fenômenos.
16) O conhecimento filosófico caracteriza-se como um saber elucidativo, crítico e especulativo; como elucidativo, visa a esclarecer e a delimitar conceitos e problemas; como crítico, nada aceita sem exame prévio e reflexão; como especulativo, assume a atitude teórica e globalizadora, que envolve os problemas em uma visão total.