O potencial de ação quando se inicia em um dado ponto por membrana, não é possível gerar outro potencial nesse mesmo ponto, independente da intensidade do estímulo. Baseado na cinética de abertura e fechamento dos canais de sódio, explique o porquê dessa condição
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta:
Explicação:
O potencial de ação iniciado não se gera no mesmo ponto, mesmo que a célula seja mais estimulada, devido ao período refratário absoluto, que são baseados no comportamento dos canais de sódio voltagem dependentes.
Esses canais de sódio quando iniciado o potencial de ação, podem estar em três tipos distintas, sendo elas: fechado, aberto e inativo.
Assim, um canal inativado não poderá ser aberto antes da membrana se repolarizar o suficiente para mudá-lo para a condição fechada, obedecendo sempre as fases do potencial de ação.
Portanto, não tem como iniciar um novo potencial de ação até que os canais de sódio tenham mudado de inativados para fechados, somente podendo ser reabertos para o fluxo de sódio, não sendo possível assim gerar outro potencial de ação no mesmo ponto.
Devendo assim, obedecer o fenômeno cíclico de fechado, aberto e inativado.