“O Brasil jamais teve cidadãos; nós, a classe média, não queremos direitos, nós queremos privilégios, e os pobres não têm direitos; não há, pois, cidadania neste país. Nunca houve”. SANTOS, M. In: Encontro com Milton Santos. O mundo global visto pelo lado de cá. Direção Silvio Tedler. 2001.
Na frase acima, Milton Santos discorre sobre a não existência da democracia no Brasil. Você concorda ou discorda do autor? Pode-se confirmar a existência de democracia e de cidadania plena no Brasil? Justifique sua resposta com argumentos e exemplos concretos.
Respostas
Sim. Nunca existiu democracia plena no Brasil pois nossa cultura e sociedade estão embasadas na desigualdade estrutural desde o período da colonização e escravidão.
A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.
Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.
Sim, é uma afirmativa verdadeira, não há como ser cidadão se outros já começam com vantagens, as desigualdades ferem o que o justo, por isso o cidadão comum quase nunca é tratado como cidadão de fato.
A democracia no Brasil é outro problema. A democracia surge da igualdade e do dever e direito de todos participarem da politica do país, quando uns tem mais poder do que outros, a desigualdade pesa sempre para o lado dos menos poderosos.
Outro problema grande gerado no Brasil é a dificuldade para ascender socialmente, é um problema criado pelas barreiras impostas pelo próprio governo que dificultam a criação de riqueza pelas pessoas mais pobres.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/2712670