Abaixo, associe os pensadores iluministas às suas obras e, posteriormente, escreva uma
síntese com as principais ideias de cada um deles em seu caderno.
Respostas
Resposta:
Montesquieu----(x) O espirito das leis
Foi um critico ao absolutismo e ao catolicismo, defensor da democracia e da divisão dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário)
J.J Rousseau----(x) Contrato Social
Defendia que o homem deveria ser livre para agir e pensa;
O homem é bom por natureza mas é submetido a influencia corruptora da sociedade.
Voltaire----(x) Cartas Inglesas ou Cartas Filosóficas
Critica a igreja e ao sistema feudal; defesa a liberdade de expressão e do livre comercio.
Diderot e D'Alembert---(x) Enciclopédia
Diderot criticava o absolutismo e defendia a ideia de que a política era responsável por eliminar as diferenças existentes nas sociedades.
Juntos eles criaram a enciclopédia, com o objetivo de universalizar o conhecimento.
Explicação:
Resposta:
(2)
(4)
(1)
(3)
Explicação:
Montesquieu foi um dos mais importantes filósofos e pensadores do iluminismo francês, ao lado de Voltaire e Rousseau. Considerado um dos criadores da “Filosofia da História”, sendo sua maior contribuição teórica, a separação dos poderes estatais, sistematizados em três tipos: executivo, legislativo e judiciário.
Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um destacado filósofo social e escritor suíço. O mais radical e popular dos filósofos que participaram do movimento intelectual do século XVIII – o Iluminismo. Sua obra principal, "O Contrato Social", serviu de verdadeiro catecismo para a Revolução Francesa e exerceu grande influência no chamado liberalismo político.
Defensor ardoroso dos princípios de “liberdade, igualdade e fraternidade”, o lema da revolução, é visto como o “profeta” do movimento.
Voltaire foi um destacado filósofo, historiador e pensador do Iluminismo francês, além de ter desenvolvido trabalhos como dramaturgo, poeta e ensaísta.Voltaire era defensor da ciência, do progresso, ao mesmo tempo que tolerava a diferença e defendia, sobretudo, a liberdade de expressão.
Chegou a combater o absolutismo e criticar a aristocracia e o poder da Igreja Católica. Segundo ele “A primeira lei da natureza é a tolerância; já que temos todos uma porção de erros e fraquezas.”
Denis Diderot foi um filósofo, escritor e enciclopedista francês e uma das mais proeminentes figuras do Iluminismo. Consagrou-se como um grande escritor e fez da literatura o seu ofício, o que valeu uma vasta produção literária. Apesar de sua iniciação religiosa, foi um ateu materialista e um dos precursores da filosofia anarquista.