• Matéria: Biologia
  • Autor: terrapretamt
  • Perguntado 7 anos atrás

O tronco encefálico é a parte do encéfalo que está localizada entre a medula espinhal e o diencéfalo, sendo dividido em: bulbo, ponte e mesencéfalo. Estendendo-se pelo tronco encefálico encontra-se a formação reticular, que é uma região de substância branca e cinzenta, é considerada como o centro de controle da homeostase, com as funções de respiração e ritmo cardíaco.

Sobre a estrutura do Tronco Encefálico e suas funções, assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso nas afirmativas abaixo:

( ) Dentro da substância branca do bulbo estão todos os tratos sensitivos (ascendentes) e motores (descendentes) que se encontram entre a medula espinhal e outras partes do encéfalo.

( ) Na ponte estão situadas a área pneumotáxica e a área apnêustica junto com a área respiratória rítmica, as áreas pneumotáxica e apnêustica que ajudam a controlar a respiração.

( ) O mesencéfalo estende-se da ponte até o diencéfalo. A parte anterior do mesencéfalo contém um par de tratos chamados de pedúnculos cerebrais.

( ) A principal função motora da formação reticular é ajudar a regular o tônus muscular, que é o menor grau de contração dos músculos em repouso normal.

( ) A Doença de Parkinson é um distúrbio Neurodegenerativo causado por um aumento de dopamina, principalmente em uma região encefálica chamada de substância negra.

Respostas

respondido por: Joselittle
0

Todas as afirmativas propostas estão corretas.

Vale ressaltar que o tronco encefálico, também chamado de tronco cerebral, é a parte do sistema nervoso central, situada entre a medula espinhal e o diencéfalo, responsável pela união da medula espinhal com o cérebro. Está constituído pelo bulbo, pela ponte e pelo mesencéfalo.

Desta forma, dirige funções básicas para que exista manutenção da vida, tais como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares