• Matéria: Filosofia
  • Autor: paulaalvim
  • Perguntado 7 anos atrás

1) Onde surgiu a Filosofia?

2) O que significa dizermos que os primeiros filósofos tinham uma "preocupação cosmológica"?

3) Qual é a importância de estudar o pensamento dos filósofos?

4) Por que dizemos que a filosofia nasce espanto?

5) Quais foram as principais questões que levaram o homem a filosofar?

6) Como podemos definir o que é filosofia? De que maneira ela surgiu?

7)O que são mitos? O que eles querem explicar? Explique.

8) Qual é a diferença entre mitologia e filosofia?

9) Diferencie sintese de análise.

Respostas

respondido por: natielemota
3

1) A filosofia teve origem na Grécia Antiga.

2) Significa que eles estavam em busca da Arkhé (origem). Essa busca é cosmológica porque eles procuravam uma explicação racional, ou seja, uma lógica do cosmos (universo). Tendo em vista que um mito consistia em uma coisa cosmogonia teogônica.

3) Estudando o pensamento dos filósofos podemos entender sua forma de compreender o mundo, sua concepção de ética e valores, além de entender suas frases filosóficas para que possamos aplicá-las em nosso dia a dia nos tornando pessoas melhores com base na aprendizagem com o próximo.

4) De forma geral, a filosofia nasce do espanto pois é motivada pela dúvida, pelo senso de desconhecimento de determinado fator.

5) Na Grécia Antiga, se acreditava no mito. O mito era passado de geração a geração, contando a origem de todas as coisas. Porém, em determinado tempo o homem começou a questionar tais fatos, passando a utilizar a razão como aspecto fundamental para determinar tais fatos como verdades.

6) Filosofia é o estudo da existência e a busca pelo conhecimento por meio racional. A filosofia surgiu por meio da curiosidade do homem desde a antiguidade na Grécia Antiga.

7) Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem que não eram compreendidos por eles.

8) O mito surgiu como narrativas de povos gregos antigos para explicar fenômenos da natureza que não podiam compreender. Era e é geralmente utilizado para explicar a origem de acontecimentos. Já a filosofia e o estudo e reflexão de questões relacionadas a existência humana. Também reflete sobre o conhecimento valores morais e estéticos, pensamento e linguagem.

9) Basicamente, a principal diferença entre análise e síntese aqui é a primeira dividir um determinado assunto em partes, as quais quando unidas compõem o todo, de forma bem objetiva enquanto que a síntese e resumo de forma geral no também determinado assunto, evidenciando os pontos principais do texto.

Perguntas similares