Respostas
Resposta:
Tudo sobre Futsal – História, regras e fundamentos
Popularmente conhecido como futebol de salão, o futsal está entre os esportes preferidos dos brasileiros, justamente por ter características muito semelhantes ao futebol.
Aqui, na seleção masculina, nomes como Falcão, Lenísio, Manoel Tobias, Douglas e Jorginho se consagraram no esporte. Enquanto na seleção feminina, Vanessa, Lu Minuzzo e Cilene estão entre as melhores jogadoras do país.
Ainda na modalidade masculina, entre 2000 e 2014, um jogador brasileiro foi considerado o melhor do mundo por oito vezes. Falcão, Schumacher e Manoel Tobias estão entre os premiados.
História e origem do Futsal
As origens do futsal estão enraizadas no Uruguai, mais precisamente na cidade de Montevidéu. O responsável pela criação da modalidade é o professor de Educação Física, Juan Carlos Ceriani Gravier. O esporte surgiu em 1933, na Associação Cristã de Moços, como uma variante do futebol.
A princípio, o esporte ficou conhecido como Indoor Football, ou em tradução literal, “futebol no interior”. Ainda nessa época, as partidas eram disputadas com 14 jogadores, ou seja, sete em cada lado. Hoje, o número total é de apenas dez.
Outra variação sofrida ao longo do tempo, é que ao ser inventado, o futsal era praticado com uma bola mais leve. Como a incidência de bolas fora de campo era bastante alta, com o passar do tempo ela foi aumentando o peso, ficando, inclusive, mais pesada do que aquelas usadas no futebol.
Hoje, no futsal, existe um regra, entre tantas outras, que o diferencia muito do futebol. É a chamada “Lei da Vantagem”. De acordo com ela as interrupções do jogo, assim como o uso excessivo do apito devem ser evitados, com o objetivo de assegurar o dinamismo da partida.
Fundamentos e regras do Futsal
Apesar de muito semelhante ao futebol, a modalidade tem variações importantes, tanto em relação aos fundamentos, quanto em relação às regras.
- Uma partida de futsal tem duração de dois tempos de 20 minutos, com um intervalo de 10 minutos entre eles. Ou seja, são 40 minutos de jogo;
- O futsal pode ser praticado em quadras cobertas ou descobertas, com largura variável entre 15 e 22 metros, e comprimento entre 24 e 42 metros, podendo variar de acordo com a competição;
- A quadra possui as seguintes marcações:
– Linha central
– Linhas laterais e linha de meta
– Área de penalidade
– Área de substituição
Cada jogo é disputado por duas equipes, cada um delas com cinco jogadores, incluindo o goleiro. Assim, são 10 atletas em quadra. Eles podem jogar nas posições:
– Goleiro
– Ala (laterais)
– Fixo (defesa)
– Pivô (ataque e criação de jogadas)
- A bola tem circunferência entre 62 e 64 centímetros e pode pesar entre 400 e 440 gramas;
- A partidas são supervisionadas por dois árbitros, sendo um principal e um auxiliar. Há também um cronometrista e um anotador;
- O objetivo é marcar gols, portanto, vence a equipe que ao final do jogo computar o maior número de pontos;
- Para fazer gols, os jogadores podem usar dribles, passes de bola, cabeceios e outros. Mas assim como no futebol, é proibido tocar a bola com as mãos;
- Cada time pode ter até 9 reservas e não há limites para substituições e elas poderão ser feitas a qualquer momento do jogo;
- Não existe impedimento no futsal;
- Quando algum jogador comete alguma falta, dependendo da infração, ela poderá ser cobrada como tiro direto ou tiro indireto;
- Os jogadores podem ser sancionados também com cartões vermelhos e amarelos;
- Há, ainda, as cobranças de tiros livres, tiro lateral, penalidade máxima, arremesso de meta, tiro e canto.
Explicação:
a a gente queria a resposta