Respostas
Resposta:
A civilização sioux (ou dakota) é bastante diversificada, e ainda se subdivide em outros três grandes grupos: os tétons, yanktons e santees. Dentro de cada uma dessas divisões temos a presença de uma infinidade de tribos entre as quais se destacavam os hunkpapas, os oglalas e brulés. Em geral as tribos pertencentes à civilização sioux se encontravam na atual região nordeste dos Estados Unidos, local marcado pelas pradarias e os rios da bacia do Missouri e do Mississipi.
A família linguística tupi-guarani é uma das mais importantes da América do Sul. Engloba várias línguas indígenas, das quais a mais representativa atualmente é o guarani, um dos idiomas oficiais do Paraguai. Grande parte das tribos indígenas que habitavam o litoral brasileiro, quando da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, falava línguas pertencentes a esta família. A família está compreendida num grupo linguístico maior, o tronco tupi.
A diferença central no cotidiano dos povos Sioux e dos povos Tupi-Guaranis era o fato dos Sioux serem povos sedentarizados e os Tupi-Guaranis nômades ou seminômades.
Como esta mudança de organização impacta o cotidiano?
Impacta a forma como as economias destes povos estão organizadas, o que muda o trabalho, a forma de organização social e os papéis atribuídos a diferentes grupos sociais. Entre os Sioux a economia tem por base a agricultura, pecuária ou o comércio e há uma divisão em classes e entre governantes e governados, enquanto que entre os Tupi-Guaranis inexistia estrutura estatal, a economia tnha por base o extrativismo vegetal e animal e não havia o estabelecimento de cidades permanentes.
Mais sobre os povos ameríndios em:
https://brainly.com.br/tarefa/6360561