Respostas
Resposta:
Os fatores que contribuem para a queda do feudalismo são:
- A fome, a guerra e a peste.
- A crise do sistema feudal: crise agrícola, estagnação do comércio, fome, pestes, guerras e rebeliões.
- A Grande Fome (1315-1317) e a Peste Negra (1347-1350)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
A fome, a guerra e a peste
A partir do início do século XIV, uma crise imensa anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal. No final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza estava enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos.
A crise do sistema feudal
Na última década do século XIII já não restavam terras por ocupar, e as utilizadas estavam cansadas, gerando uma baixa produtividade. As inovações técnicas anteriores já não respondiam às novas necessidades. As minas de outro e prata haviam se esgotado na Europa. O mercado consumidor europeu se mostrava estreito para um comércio em expansão. Com a insuficiente produção agrícola e a estagnação do comércio, a fome se alastrou pela Europa. A desnutrição e as más condições de higiene propiciaram a ocorrência de sucessivos surtos epidêmicos, dos quais o mais desastroso foi a chamada peste Negra, entre 1347 e 1350. Ainda que momentaneamente derrotados, os levantes dos servos foram tornando inviável a manutenção das relações de servidão. A partir do século XIV, com mais rapidez em algumas regiões e menor em outras, as obrigações feudais foram se extinguindo.
A Grande Fome e a Peste Negra
Entre as constantes catástrofes que assolaram a Europa no século XIV, estão a Grande Fome e a Peste Negra. O período de fome de 1315 a 1317 parece ter sido, proporcionalmente, o de maior consequência na história da Europa. Logo, um surto epidêmico de rara extensão espalhou-se pelo continente.
Espero ter ajudado. ;)