• Matéria: Geografia
  • Autor: nunogomesferreira
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais são os afluentes do Tejo

Respostas

respondido por: elsafaleiro
0

Resposta:O “Rio TEJO” tem a extensão de 1007 quilómetros. Nasce a uma altitude de 1593 metros no local conhecido como Fuente de Garcia, no município espanhol de Frias de Albarracín, na província de Aragão. Desagua em pleno Oceano Atlântico em Oeiras e São Julião da Barra, concelho de Oeiras, a dez quilómetros da capital.

É o curso de água mais extenso da Península Ibérica; sendo a sua bacia hidrográfica a terceira mais extensa da península, atrás do Rio Douro e do Rio Ebro. No percurso espanhol, denomina-se por “Tajo”.

Banha a cidade de Lisboa, sendo que nas suas margens ficam localidades espanholas como Toledo, Aranjuez e Talavera de la Reina; e portuguesas como Abrantes, Santarém, Salvaterra de Magos, Vila Franca de Xira, Alverca do Ribatejo, Forte da Casa, Póvoa de Santa Iria, Sacavém, Alcochete, Montijo, Barreiro, Seixal, Almada e Lisboa.

Da sua foz partiram as naus e as caravelas dos descobrimentos portugueses. A onda que assolou Portugal no dia do terramoto de 1755 (01 de novembro) aumentou o seu caudal, inundando Lisboa e outras localidades ribeirinhas.

Segundo Sílio Itálico, Tago – como era designado o Tejo, seria o nome de um rei Ibero que foi cruelmente assassinado por Asdrúbal e que teria o mesmo nome do rio.

“A Tago de antiga estirpe, de grande beleza

E famoso por corajosos feitos, pregou-o a ele em alto poste,

E, esquecido dos deuses e dos homens, em triunfo passeou

Pelos povos contristados o corpo do seu rei em exéquias

A Tago que recebera o nome de aurífera fonte.

Ululando o choram pelas margens e cavernas as ninfas ibéricas”.

Aquando da conquista de Lisboa, Osbeno comentou que “É um rio que desce da região de Toledo, e em cujas margens se encontra ouro, quando no princípio da Primavera as águas se recolhem no leito”.

Também, segundo as lendas Dom Afonso Henriques pagou a tensa ao papa com o ouro retirado do rio Tejo. Dom Dinis mandou fazer o seu ceptro com o ouro das areias do Tejo e Dom João III mandou fazer, igualmente, outro ceptro com o seu ouro.

Explicação:

Perguntas similares