Pesquisar dois pintores que tenham participado da Semana de Arte
Moderna, apresentando uma breve biografia e análise sobre uma tela de
cada artista, que tenha sido exposta no evento.
Respostas
Resposta:
Um dos maiores pintores do país, Di Cavalcanti (que nasceu Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque) gostava de representar temas tipicamente brasileiros como as mulatas, as favelas, o samba e o carnaval.
Muito próximo de Manuel Bandeira, em 1919 Di Cavalcanti ilustrou o seu livro Carnaval. O moço gostou tanto do trabalho que mais tarde também ilustrou algumas obras de Vinicius de Moraes e Jorge Amado.
Na Semana de Arte Moderna, além de apresentar onze telas no hall do Teatro, Di Cavalcanti foi responsável por criar a capa do catálogo.
O talentoso jovem fundou, em 1932, o clube dos Artistas Modernos ao lado dos amigos Antônio Gomide, Carlos Prado e Flávio de Carvalho.
Em termos políticos foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro e, devido à sua ideologia, foi perseguido pelo governo Vargas tendo mudado para a Europa. Di Cavalcanti apresentou as suas telas em Paris, Londres, Bruxelas e Amsterdam.
.
.
Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista brasileira. O quadro "Abaporu" pintado em 1928 é sua obra mais conhecida. Junto com os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, lançou o movimento "Antropofágico", que foi o mais radical de todos os movimentos do período Modernista.
Tarsila do Amaral nasceu na Fazenda São Bernardo, no município de Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Filha de José Estanislau do Amaral Filho e Lydia Dias de Aguiar do Amaral tradicional e rica família de São Paulo. Era neta de José Estanislau do Amaral, proprietário de diversas fazendas no interior de São Paulo, apelidado de "milionário". Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas, nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.
Tarsila do Amaral estudou em São Paulo em colégio de freiras e no Colégio Sion. Completou seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro, "Sagrado Coração de Jesus", aos 16 anos. Na sua volta ao Brasil casa-se com o noivo André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha.
A Semana de Arte Moderna foi movimento caracterizado por grande transformação do contexto artístico. Por meio do apresentado nesse período, a arte nacional, genuinamente brasileira, foi estimulada.
Os pintores da Semana de Arte Moderna
Anita Malfatti: Pintora e desenhista ítalo-brasileira, Anita é considerada a pioneira pintora da arte moderna nacional. O seu principal quadro desse período, "A Boba", retrata o desapego aos padrões estéticos da época.- Tarsila do Amaral: Considerada a autora que melhor expressou as tendências modernistas em sua época. Cita-se, por exemplo, a obra O Abaporu como destaque de sua carreira.
Saiba mais sobre a Semana de Arte Moderna em: https://brainly.com.br/tarefa/6871702