Respostas
Resposta:
A sociedade se especializa em criar uma massa de consumidores, que podem ser manipulados e influenciados por eficientes técnicas de marketing. O advento da publicidade cria outro mercado poderoso, que se encarrega de reforçar a criação de falsas necessidades, embaladas e vendidas em campanhas publicitárias, na qual a propaganda é considerada a “alma do negócio” sem alma.
Revisando as origens históricas da sociedade de consumo e as mudanças observadas em diferentes períodos históricos, nota-se que a atividade de consumir para fins de satisfação de necessidades supérfluas passa a ser priorizada em relação às necessidades básicas (Barbosa, 2004). Quando os padrões de consumo se tornam massificados, o consumo assume as feições de consumo de massas. Nesse modo dito “avançado” de organização social da produção, o indivíduo consome não o que necessita para assegurar sua subsistência, mas o que é propagado na mídia e o que está na moda, como forma de buscar sua integração social. Assim, a tendência ao consumismo se instala.
Incidindo na época contemporânea, as novas tecnologias são responsáveis pela expansão do consumo em uma escala nunca antes vista na história da humanidade