Respostas
Adiantando a segunda pergunta, a Lua tem, sim, um movimento de rotação. Mas é verdade, também, que daqui da Terra a gente sempre vê o mesmo lado, ou hemisfério, do satélite natural. Por isso se fala tanto no “lado escuro da Lua”, mas atenção: é errado falar "lado escuro" quando se fala do hemisfério lunar que nunca podemos ver daqui da Terra — o correto é dizer "lado afastado" da Lua.
Voltando à explicação sobre por que vemos sempre o mesmo lado da Lua, isso acontece por causa da rotação sincronizada. A combinação da distância da Lua para a Terra, da gravidade terrestre e da força das marés faz com que o satélite gire em torno de si próprio na mesma velocidade em que translada ao redor do nosso planeta. Assim, fica sempre com a mesma face virada para nós, enquanto a outra fica oculta para nós — e o sentido de “lado afastado” se refere a isso. Este misterioso hemisfério lunar, por sinal, nunca tinha sido visto por nós até 1959, quando a sonda russa.
Sempre vemos a mesma face da lua pois, pela força gravitacional, as movimentações de rotação e de translação do satélite natural da Terra é sincronizado com os mesmos movimentos do nosso planeta, possuindo uma "face ocultada" e uma "face conhecida", que são sempre as mesmas.
Satélite natural lua
Também chamado de planeta secundário, é um astro rochoso e esférico que desenvolve órbita ao redor de um planeta principal, tendo uma dimensão menor.
A lua possui grande influência no planeta Terra, provocando inclusive o efeito das marés e resultando em variações em centímetros nas praias.
A visibilidade das fases da lua ocorrem pelas variações da iluminação pelo Sol.
Para mais informações sobre os astros do Universo, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/27321566