Respostas
O planeta recicla carbono, substância necessária à vida
O dióxido de carbono é um de vários gases com efeito de estufa que retêm o calor e mantêm a superfície hospitaleira para a vida. As superfícies de Vénus e Marte mantêm o carbono retido na atmosfera e nas rochas. Durante milhões de anos, a Terra circulou este elemento vital através da sua atmosfera, solo e oceanos devido à acção das placas tectónicas.
2, A camada de ozono que bloqueia os raios nocivos
Organismos ancestrais semelhantes a plantas nos oceanos acrescentaram oxigénio à atmosfera e criaram uma camada de ozono que protegeu as espécies terrestres primitivas de radiações mortais.
3, Uma Lua para estabilizar as oscilações do nosso eixo
A Terra está inclinada em relação ao Sol e balança enquanto gira. Esta minúscula oscilação pode alterar o clima, de quente para gelado, a cada 41 mil anos e poderia variar ainda mais sem a força de atracção estabilizadora da Lua.
4, Superfícies diversificadas suportam muitas formas de vida
Os efeitos dramáticos das placas tectónicas formaram diferentes habitats e terrenos à superfície, estimulando a adaptação, ajudando a vida a diversificar-se e a sobreviver a várias extinções em massa.
5, O campo magnético desvia as tempestades solares
Desencadeadas por partículas carregadas vindas do Sol, as auroras hipnotizantes são um lembrete visual do nosso campo magnético, que desvia a maior parte da radiação nociva emitida pela nossa estrela e pelas erupções solares.
6, A distância certa do Sol
A Terra orbita na denominada zona habitável (Goldilocks): nem demasiado perto nem demasiado longe do Sol para que exista água em estado líquido à superfície.
Lembrando que esses são só alguns fatores que possibilitam a vida na terra!!!