4.Para Aristóteles:
I.Tudo o que existe se compõe de dois princípios inseparáveis: a matéria- princípio
indeterminado, mas determinável pela forma e a forma –princípio determinado e
determinante em relação à matéria.
II. Quanto a origem do universo, Aristóteles entendia que o mundo é eterno, mas
que um primeiro motor o colocou em movimento, por sua força de atração.
III.Sistematizou e sintetizou a cosmologia grega de sua época, junto com suas
contribuições na obra Sobre o céu.
Está correta a alternativa:
a) I e II
b) II e III
c) I,II,e III
d)I e III
Respostas
Resposta:
Resposta correta: Letra C
Aristóteles, ao pensar sobre as causas dos objetos de forma metodológica, cunha as quatro causas principais como ponto de partida para uma investigação científica, a saber: causa eficiente, final, formal e material (C).
A causa eficiente diz respeito à pessoa ou ao ser que gerou e criou tal objeto. Por isso, faz-se tal pergunta: "quem gerou? ". Assim, em uma escultura, a causa eficiente deste objeto é o escultor.
A causa final refere-se à razão pela qual tal objeto foi gerado e criado, isto é, qual o motivo principal para ele existir. Se pergunta é: "por que foi gerado?".
A causa formal, por sua vez, investiga o que compõe o objeto e diz respeito à essência do objeto. É uma causa metafísica e busca os princípios que regem a coisa. Pergunta-se, portanto, "o que ele é?".
Já a causa material refere-se à matéria, aos elementos que compõem o objeto na sua materialidade. Assim, uma estátua é formada por mármore, gesso, pedra. Estes são seus elementos físicos. Logo, indaga-se do que o objeto é feito.
Link: brainly.com.br/tarefa/42462092