redija um pequeno parágrafo listando ações que você pode praticar em seu lar para diminuir os gastos com energia elétrica.
Respostas
Resposta:
1. Troca de lâmpadas
Os modelos de lâmpadas existentes no mercado diferem principalmente no preço e na economia de energia. É importante entender que pagar menos em uma lâmpada pode gerar um aumento considerável na sua conta de luz mais tarde. Os principais modelos são:
Lâmpadas Comuns Incandescentes
São mais baratas, fáceis de serem recicladas e não apresentam materiais tóxicos em sua composição. Porém, gastam muita energia e são pouco eficientes, uma vez que somente entre 5 a 10% da energia elétrica gasta para acendê-las é transformada em luz (o restante vira calor e é dissipado no ambiente).
Lâmpadas Fluorescentes
São eficientes e econômicas. Apesar de serem mais caras que as comuns, são muito mais duráveis. Atualmente existem versões compactas e em diferentes tonalidades.
Você sabia que existem também lâmpadas feitas de garrafas PET? Para locais com telhado simples (sem forro) como galpões, garagens e edículas, é possível fazer alguns furos nas telhas e fixar garrafas PET transparentes, cheias de água. A iluminação produzida é impressionante e não gasta nenhum centavo!
Lâmpadas de LED
Devido a tecnologia avançada em relação às demais, este modelo é muito econômico, não é composto por nenhum material nocivo à saúde e ao meio ambiente, não transmite calor e é o mais durável e eficiente. Contudo, seu valor ainda é bastante elevado.
Por esse motivo, recomendamos utilizar as lâmpadas fluorescentes compactas em sua casa e as de LED apenas em pontos de destaque, como em spots e arandelas.