Respostas
As favelas são resultado das desigualdades sociais e do grande número de pessoas que vivem em condições precárias de vida nas cidades. Tal processo, em termos históricos, foi resultante do chamado “êxodo rural” que, por causa da substituição do homem pela máquina no campo, acarretou na migração em massa de pessoas do campo para as cidades. O processo de surgimento das favelas chama-se favelização. Dados históricos apontam que as primeiras favelas no Brasil surgiram no final do século XIX, após o término da Guerra de Canudos (1896-1897), em terrenos cedidos pela Marinha a soldados que retornaram das missões militares. Entretanto, elas tornaram-se mais visíveis após o processo de industrialização do país, que se intensificou após a década de 1950. Elas surgem, então, da miséria e das baixas condições de vida da população que, não podendo comprar ou morar de aluguel nas demais regiões das cidades, acaba “invadindo” outros espaços e construindo casas improvisadas, muitas vezes nem concluídas
Olá!
As favelas são resultado das desigualdades sociais e do grande número de pessoas que vivem em condições precárias de vida nas cidades. Elas foram causadas pelo “êxodo rural”, porque muitas pessoas migraram para a cidade em busca de emprego.
Dados históricos apontam que as primeiras favelas no Brasil surgiram no final do século XIX, após o término da Guerra de Canudos (1896-1897). Mas, elas tornaram-se mais visíveis após o processo de industrialização do país, que se intensificou após a década de 1950.
Elas surgem, então, da miséria e das baixas condições de vida da população que, não podendo comprar ou morar de aluguel nas demais regiões das cidades, acaba “invadindo” outros espaços e construindo casas improvisadas, muitas vezes nem concluídas.
Espero ter ajudado.
Fonte: Uol, escola kids.