Afinal, o que é educação inclusiva? O conceito de inclusão escolar é ambíguo. Ele assume seu significado dentro dos diversos contextos culturais de modo que cada comunidade busca concretizar suas políticas escolares em prol da inclusão. No entanto, é preciso que tudo aquilo que se defina em termos de inclusão, respeite certo embasamento legal, histórico e ético, em conformidade com diretrizes globais. Em outras palavras, os avanços e as conquistas no campo da inclusão não deve ser negligenciado. No Brasil, as políticas inclusivas tem como fundamento a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990) e a Declaração de Salamanca (1994). Tais declarações afirmam que as crianças com deficiências, devem ter acesso à escola regular. A partir desta premissa, as escolas brasileiras devem, por força de lei, receber e educar quaisquer crianças.
Agora é com você. Seu desafio consiste em pensar qualidades e ajustes necessários para que toda escola cumpra bem sua tarefa de educar a todos. Afinal, é disso que se trata a verdadeira inclusão.
Crie uma lista que contenha pelo menos dois aspectos a serem encontrados em nossas escolas, em vista da prática inclusiva, para cada uma destas modalidades:
• Ambiente físico.
• Recursos profissionais (auxílio profissional).
• Tecnologias.
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Há uma considerável lista de necessidades e aptidões que as escolas devem apresentar em vista de uma prática inclusiva. Seguem alguns exemplos.
No ambiente físico: rampas de acesso, calçada adaptada, elevadores, sinalização sonora, portas largas, ausência de obstáculos intransponíveis, salas de recursos.
Recursos profissionais: além da presença dos professores regulares, as escolas devem abrigar em seus quadros intérpretes, professores especializados, professores auxiliares e demais assistentes de apoio e aprendizagem, psicólogos educacionais, psicopedagogos, fisioterapeutas, coordenador de apoio às necessidades especiais.
Tecnologias: computadores adaptados, teclados em braile, rampas de acesso, leitores de voz e demais exemplos de tecnologia assistiva.
A educação inclusiva é aquela que visa incluir a maior diversidade de pessoas dentro da escola e educação.
Educação inclusiva
Nós como brasileiros vivemos em um País repleto de várias culturas, pessoas com vivências diferenciadas, objetivos diferenciados e até mesmo falas diferentes. Sabendo disso a educação inclusiva visa incluir pessoas de diferentes culturas numa mesma educação.
Um exemplo disso pode ser levado também em consideração pessoas com deficiência, onde nem sempre existem profissionais qualificados que saibam educar esses alunos. O processo de educação inclusiva visa conhecer métodos capazes de trazer essas pessoas para perto e assim fazê-las aprender mais.
Para saber mais sobre educação inclusiva, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/50798912
#SPJ2