1-(UFRJ) "A cidadania moderna
ou seja, a integração das pessoas no
governo, via participação politica, na sociedade, via direitos individuais; e no
patrimônio coletivo, via justiça social continua sendo aspiração de quase todos
os paises, sobretudo os que se colocam dentro da tradição ocidental (.)
Simplificando muito, pode-se dizer que o processo histórico de formação da
cidadania no Ocidente seguiu dois caminhos, um de baixo para cima, pela Iniciativa dos cidadãos, outro de cima para baixo, por iniciativa do Estado e de grupos dominantes".
(CARVALHO, J. Murilo de. "Cidadania, estadania e apatia". in: "Jornal do Brasil", de 24/06/2001, p. 8.)
A instauração do regime republicano no Brasil representou para muitos a possibilidade de democratização da sociedade por meio da afirmação dos
direitos civis, políticos e sociais. No entanto, já em seu nascedouro, a república
brasileira impunha restrições ao exercício da plena cidadania.
Cite um limite ao exercício da cidadania que conste da legislação eleitoral dos primórdios da República
2-(Mackenzie) Sobre o contexto histórico responsável pela proclamação da República NÃO se inclui:
a) a insatisfação dos setores escravocratas com o governo monárquico após a Lei Aurea.
b) a ascensão do exército após a Guerra do Paraguai, passando a exigir um
papel na vida política do país.
c) a perda de prestigio do governo imperial junto ao clero, após a questão
religiosa
d) a oposição de grupos médios urbanos e fazendeiros do oeste paulista
defensores de maior autonomia administrativa.
e) o alto grau de consciência e participação das massas urbanas em todo o processo da proclamação da República.
3. (Unicamp) "O Brasil não tem povo tem público." (Lima Barreto)
Esta frase sintetiza ironicamente, para o autor, a relação entre o Estado republicano e a sociedade brasileira. O que Lima Barreto quis dizer com essa
afirmação?
4-(Fuvest-gv) O lema "Ordem e Progresso" inscrito na bandeira do Brasil,
associa-se aos:
a) monarquistas.
b) abolicionistas
c) positivistas
d) socialistas
5- Explique o porqué do nome "República da Espada".
Respostas
Resposta:
A exclusão, como votantes, dos menores de 21 anos, dos analfabetos, praças de pré (militares sem patente de oficial), das mulheres, religiosos de ordens monásticas e, mesmo, dos mendigos, e o voto a descoberto.
Resposta: O processo de formação da cidadania no Brasil originou-se por iniciativa do Estado, em um caminho de cima para baixo.
Explicação:
Leia o texto a seguir:
Simplificando muito, pode-se dizer que o processo histórico de formação da cidadania no Ocidente seguiu dois caminhos, um de baixo para cima, pela iniciativa dos cidadãos, outro de cima para baixo, por iniciativa do Estado e de grupos dominantes. Exemplos do primeiro caso são as experiências históricas dos países anglo-saxões, marcadas pela luta para arrancar ao Estado absolutista os direitos civis e políticos. (...) A ênfase da cidadania nesses casos é posta no cidadão (...). É uma cidadania marcada por seu caráter ativo. Exemplo de cidadania construída de cima para baixo pode ser encontrado na Alemanha. Nesse país, a partir do século 19, o Estado foi incorporando aos poucos os cidadãos à medida que abria o guarda-chuva de direitos. (...) A iniciativa veio do Estado e não do cidadão. (...)
O Brasil não se enquadra exatamente em nenhum dos dois casos. Para início de conversa, pode ser alocado entre os países que seguiram o segundo modelo. De fato, a independência se fez sem revolução social e política, o mesmo acontecendo com a Proclamação da República e com o movimento de 1930, embora chamado de revolução. A primeira incorporação em massa de cidadãos se deu, como na Alemanha, via direitos sociais, durante o regime autoritário do Estado Novo. Mas termina aí a semelhança com aquele país. A incorporação à sociedade civil até hoje é precária, apesar de garantida em lei.
Com base no texto acima, analise as seguintes afirmações:
I. O processo de formação da cidadania no Brasil originou-se por iniciativa do Estado, em um caminho de cima para baixo.
II. O processo de formação da cidadania no Brasil distingue-se dos processos observados nos países anglo-saxões e na Alemanha, uma vez que é uma cidadania marcada por seu caráter passivo.
III. Um processo ativo de formação da cidadania inicia-se por ação dos cidadãos, muitas vezes via revoluções sociais, como a Revolução de 1930.
IV. Um processo passivo de formação da cidadania inicia-se por ação do Estado, muitas vezes resultando em regimes autoritários, como o observado na Alemanha.
É verdadeiro o que se afirma apenas em: I