• Matéria: ENEM
  • Autor: waldirbis
  • Perguntado 6 anos atrás

QUESTÃO 3
"A Economia de Comunhão (EdC), fundada por Chiara Lubich em maio de 1991 em São Paulo, envolve empresários, trabalhadores, gestores, consumidores, poupadores, cidadãos, pesquisadores, operadores econômicos, todos empenhados em vários níveis a promover uma prática e uma cultura econômica voltada para a comunhão, a gratuidade e a reciprocidade, propondo e vivendo um estilo de vida alternativo àquele dominante no sistema capitalista."


Partindo da definição apresenta e de acordo com os nossos estudos sobre a economia de comunhão, avalie as afirmações a seguir.

I. Alguns dos princípios da economia de comunhão são liberdade e igualdade juntando ao princípio da fraternidade.
II. A economia de comunhão tem como critério de aceitação apenas os empresários que são participantes do movimento dos Focolares.
III. A proposta da economia de comunhão veio ao encontro e anseio de muitos empresários de fazer algo de bom para a sociedade com seus empreendimentos.
IV. A economia de comunhão propõe uma nova cultura econômica e civil baseada na partilha, em que os empresários doam parte dos lucros para apoiar os objetivos da economia de comunhão.

Considerando V para verdadeiro e F para falso, as afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:
F, V, V, V.

Alternativa 2:
V, F, V, V.

Alternativa 3:
V, V, F, V.

Alternativa 4:
V, V, V, F.

Alternativa 5:
V, V, V, V.

Respostas

respondido por: maurotjr38
13

Resposta:

Resposta (B) V F V V

Explicação:

I VERDADEIRO (PG 247)

II FALSO (PG 246) POR QUALQUER EMPRESARIO

III VERDADEIRO (PG 246)

IV VERDADEIRO

respondido por: arynepalomaluiz
2

Resposta:

Alternativa 2:

V, F, V, V.

Explicação:

Envolve empresários, trabalhadores, gestores, consumidores, poupadores, cidadãos, pesquisadores, operadores econômicos, todos empenhados em vários níveis a promover uma prática e uma cultura econômica voltada para a comunhão, a gratuidade e a reciprocidade, propondo e vivendo um estilo de vida alternativo àquele dominante no sistema capitalista.

Formar novos empresário e empresários novos que, livremente, partilham os lucros para apoiar os objetivos da EdC: a redução da miséria/exclusão, a difusão da cultura do dar e da comunhão, o desenvolvimento da empresa e a geração de empregos; empresários que entendam e vivam a própria empresa como vocação e serviço ao bem comum e aos excluídos de qualquer latitude e contexto social...

Perguntas similares