Para Bourdieu e Passeron, a escola é um espaço para reprodução das estruturas sociais. Isto ocorre pela legitimação, nas práticas pedagógicas, de um poder que é próprio do espaço escolar. Com base nessa premissa, assinale a alternativa correta:
a) A violência simbólica é uma forma de poder que surge nas práticas escolares de autoritarismo. Por exemplo, são legitimadas pela crença de que o professor tem autoridade para ensinar usando os seus métodos.
b) O habitus é um comportamento que surge do indivíduo e, nas relações que exerce na escola, transforma-se em prática coletiva, contudo, o habitus de uma escola é diferente do habitus de outra.
c) A autoridade pedagógica é a capacidade e o domínio de conhecimento de um professor, o que só pode ocorrer por meio de muito estudo e titulação mais elevada, como um doutoramento.
d) O trabalho pedagógico reproduz as estruturas sociais na medida em que os conceitos de trabalho e sociedade são elaborados e reelaborados pelos professores e alunos nas aulas.
e) A escola é um espaço social em que convivem pessoas com diferentes origens culturais, mas com os mesmos propósitos, por isso, quando se fala em reprodução, esta é uma questão discutível, pois todos podem se modificar.
Respostas
Resposta:
letra: e
Explicação:
A violência simbólica é legitimada pelas crenças que foram construídas culturalmente, como, por exemplo, de que o professor é a autoridade máxima e a sua metodologia está a serviço da aprendizagem dos alunos. Essa premissa dissimula as relações de força e desconsidera a própria sociedade macro. O habitus é a incorporação do universo cultural em dado campo, por isso, não é local, mas muito mais amplo. A autoridade pedagógica é vista como um direito legítimo, por isso aparece fortemente ligada à violência simbólica.
Resposta:
LETRA E
Explicação:
A violência simbólica é legitimada pelas crenças que foram construídas culturalmente, como, por exemplo, de que o professor é a autoridade máxima e a sua metodologia está a serviço da aprendizagem dos alunos. Essa premissa dissimula as relações de força e desconsidera a própria sociedade macro. O habitus é a incorporação do universo cultural em dado campo, por isso, não é local, mas muito mais amplo. A autoridade pedagógica é vista como um direito legítimo, por isso aparece fortemente ligada à violência simbólica.