“A história que se escreve está intensamente ligada à história que se vive.” Explique a frase anterior escrevendo sobre a objetividade e a subjetividade nos estudos históricos.
Respostas
A frase “A história que se escreve está intensamente ligada à história que se vive” é bastante ilustrativa para uma ideia que podemos encontrar em nossa sociedade e na compreensão mais moderna de construção científica, especialmente no campo das ciências humanas e sociais: tudo o que produzimos, enquanto seres humanos, é baseado em particularidades nossas.
Assim, não há como produzir nada sem algum viés ou ideologia, na medida em que somos influenciados pelo mundo ao nosso redor em tudo. A história, portanto, embora busque a objetividade, acaba sendo feita por meio da subjetividade, ou ao menos de uma leitura subjetiva sobre os eventos objetivos da realidade.
Explicação:
A história escrita não pode ser isolada da sua época. ela reflete o historiador e o tempo que ele vive. por isso, a objetividade histórica é sempre muito relativa. as intenções dos historiadores não podem ser consideradas verdades absolutas, variando de acordo com as mudanças ocorridas no presente histórico.