• Matéria: Pedagogia
  • Autor: samantamoreira08
  • Perguntado 7 anos atrás

Ensino superior Pedagogia 5+3 pts
Sabemos do uso constante de dispositivos móveis, celulares e smartphones, dentro do ambiente escolar. Também temos a dimensão de como eles se transformam em armadilhas perigosas quando invadem a intimidade e as expõe para um grande número de pessoas. Inúmeros casos de pessoas que tiveram sua vida íntima, confidências, sentimentos e, até mesmo, o corpo exposto em redes sociais ou ferramentas de comunicação. Meios de comunicação já foram utilizados para denegrir a imagem de crianças, adolescentes e jovens. Quantos destes não tiveram sua vida alterada por causa destes conteúdos invasivos?
Imagine que você está em uma função de professor em uma turma de QUINTO ANO do Ensino Fundamental e um fato deste ocorre. Não é um momento fácil de lidar de forma resolver os inúmeros conflitos e reflexos que uma informação desta gera. Principalmente no que diz respeito ao relacionamento entre os alunos.
Aqui, não vamos focar na vítima, na pessoa que sofreu a agressão moral, que foi exposta. Mas sim nos alunos que tiveram contato com este conteúdo exposto e que o transformaram em objeto de compartilhamento e julgamento. Praticando pré-conceito e preconceito em relação à vítima.
1- Diante da situação descrita desenvolva um pequeno projeto a ser aplicado nesta turma (quinto ano do Ensino Fundamental) tendo como base os comandos que seguem:

a) Recurso didático ( exemplo: artigo cientifico, reportagem, filme, documentário, entrevista,

Respostas

respondido por: brendaisis
5

Para que a abordagem do importante tema do preconceito seja realizada, é importante que diversos elementos e estratégias pedagógicas sejam levadas em consideração, visando a obtenção do resultado esperado.

Por isso, é importante que o professor e a comunidade escolar promova a apresentação de filmes, entrevistas com pessoas que vivenciaram as violências verbais e físicas, artigos que abordem os perigos do preconceito, bem como estudos no contexto de história, visando compreender a origem social das discriminações e de que forma estas podem ser superadas.

Perguntas similares