6. (UFJF-MG) Leia, com atenção, o fragmento a seguir para responder à questão.
“Todas as raças, desde o caucasiano sem mescla, até o africano puro; todas as posições, desde as
ilustrações da política, da fortuna ou do talento, até o proletário humilde e desconhecido; todas as
profissões, desde o banqueiro até o mendigo; […]
É uma festa filosófica essa festa da Glória! Aprendi mais naquela meia hora de observação do que nos
cinco anos que acabava de esperdiçar em Olinda com uma prodigalidade verdadeiramente brasileira.
A lua vinha assomando pelo cimo das montanhas fronteiras; descobri nessa ocasião, a alguns passos
de mim, uma linda moça, que parara um instante para contemplar no horizonte as nuvens brancas
esgarçadas sobre o céu azul e estrelado. Admirei-lhe do primeiro olhar um talhe esbelto e de suprema
elegância. […] Ressumbrava na sua muda contemplação doce melancolia, e não sei que laivos de tão
ingênua castidade, que o meu olhar repousou calmo e sereno na mimosa aparição.”
José de Alencar. Lucíola.
A partir do fragmento, e considerando o romance como um todo, pode-se afirmar que:
a) Pode-se observar, nessa cena, a superioridade da província sobre a metrópole.
b) Desde o primeiro momento Paulo percebe a condição social de Lúcia
c) A cena amorosa, em Alencar, é sempre emoldurada pela matéria sociocultural brasileira.
d) A referência à questão racial comprova o naturalismo dessa obra.
e) O romance urbano, como é o caso de Lucíola, é o único cultivado no romantismo brasileiro.
Respostas
respondido por:
31
Resposta:
c) A cena amorosa, em Alencar, é sempre emoldurada pela matéria sociocultural brasileira.
(esta correta )
respondido por:
4
Resposta:
c) A cena amorosa, em Alencar, é sempre emoldurada pela matéria sociocultural brasileira.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás