• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Faça um resumo sobre CONCORDÂNCIA NOMINAL
O que é
pra que serve
sua utilidade e quando se usa
e o que próclise, mesóclise e ênclise e qnd se usa
PPFF É PARA HJ PFOR FAVOR MSM GEMTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!SOS


Anônimo: por favor;(((((((((((((sos
Anônimo: :( se alguem me responder ppppffff eu vou adicionar como melhor resosta
Anônimo: sos
Anônimo: soss

Respostas

respondido por: Danielvidalmartins
2

Bom dia!

Concordância nominal é a que se refere à concordância do substantivo com um artigo, pronome, numeral ou adjetivo, por exemplo: a menina é antipática\as meninas são antipáticas. Outro: o homem é médico\ a mulher é médica.

Daí é possível perceber que serve para mostrar qual a flexão de gênero e número correta, daí os termos se adequarão.

Quanto à próclise, mesóclise e ênclise: são colocações do pronome em relação ao verbo:

Próclise- o pronome se posiciona antes do verbo.  Se usa quando há palavra negativa, pronome relativo e interrogativo, e advérbio antes. Ele não me presenteou.

Mesóclise- o pronome se posta ao meio do verbo, para se adequar ao futuro do presente e do pretérito. Respectivamente, "Assim que oportuno, contar-lhe-ei detalhes da cerimônia."A inovação do setor ajudar-nos-ia significativamente."

Ênclise- o pronome se coloca após o verbo. Usado na sentença afirmativa imperativa: Vista-se agora! no infinitivo pessoal- flexão de ar, er, ir para sujeito definido- que é diferente do impessoal: O comunicar é importante na sala de aula\ Comunicaram-me sobre o assunto da sala de aula. Perceba que no segundo caso já se precisa da ênclise.

Por fim no gerúndio: "Saiu apressadamente, esquecendo-se de seu celular." E  em orações coordenadas sindéticas: Fui ao mercado e ele mostrou-se lotado.

*A próclise é usada em outros casos, mas não coloquei para não estender.*


Anônimo: google???????????
Danielvidalmartins: Não, eu não copio. Eu muita das vezes sei sobre um assunto, mas não lembro. Daí faço a pesquisa e coloco minha resposta.
Danielvidalmartins: Eu terminei há 3 anos o EM. Tinha noção de concordância nominal, mas não estava lembrado. Eu demorei uns 15 minutos, porque também faço a revisão gramatical.
Perguntas similares