Duas lâminas de aço e latão , de mesmo comprimento , estão soldadas entre si, formando uma lâmina bimetálica. O conjunto está rigidamente preso a um apoio lateral . a) Supondo que o conjunto seja perfeitamente retílineo a uma temperatura t0, o que acontece quando a temperatura torna-se maior ou menor que t0 ? b) Que alteração poderia ser feita nesse conjunto para que ele se mantivesse sempre retílineo a qualquer temperatura ?
Respostas
Resposta:
a) A barra bimetálica entorta, por causa do coeficiente de dilatação linear de cada material, que são diferentes um do outro.
b)
Para responder a essa questão, devemos nos recordar de alguns conceitos sobre lâminas bimetálicas.
a) Curva-se para o lado de menor coeficiente de dilatação, com aumento da temperatura e, em diminuição de temperatura, se curva para o lado de maior coeficiente de dilatação.
b) Possuírem diferentes comprimentos iniciais.
O que é uma Lâmina Bimetálica?
Uma lâmina bimetálica consiste na união de duas barras de coeficientes de dilatação distintos, tendo utilidade em diversos aparelhos elétricos.
A lâmina se mantém retilínea apenas na temperatura que foi realizada a união.
a)Efeito da variação de temperatura
Se submetida a um aumento de temperatura, a lâmina se curva para o lado de menor coeficiente de dilatação.
Se submetida a uma diminuição de temperatura, a lâmina se curva para o lado de maior coeficiente de dilatação.
b)Condição para que a lâmina sempre esteja retilínea
Para que a lâmina permaneça retilínea, é necessário que as lâminas possuíssem a mesma variação de comprimento com a variação de temperatura.
Como as lâminas apresentam coeficientes de dilatação diferentes, essa condição apenas seria atendida com a utilização de lâminas de comprimentos iniciais distintos e proporcionais aos seus coeficientes.
Aprenda mais sobre Lâmina bimetálica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27035622
#SPJ2