"O movimento operário brasileiro viveu anos de fortalecimento entre 1917 e 1920, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves. Uma das mais importantes foi a greve de 1917 em São Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braços exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais. A greve durou uma semana e foi duramente reprimida pelo governo paulista. Finalmente chegou-se a um acordo que garantiu 20% de aumento para os trabalhadores." O movimento operário no Brasil do início da República teve grande participação de: *
Imigrantes europeus ligados ao anarquismo.
( ) Italianos que vieram passar férias no Brasil.
( ) Os donos das fábricas, burgueses.
( ) Operários oriundos de classes abastadas.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
operarios oriundos de classes abastadas*
respondido por:
0
Resposta:
) O movimento internacional que contribuiu para a divulgação e expansão da luta operária em todo o mundo foi a Revolução Russa de 1917; os ideais comunistas e a organização de partidos que seguiam tal ideologia se propagou também pelo Brasil.
b) O movimento operário brasileiro lutou por melhores condições de trabalho, exigindo a padronização da jornada em 8 horas diárias. O movimento também propunha a formação de greves para lutar por melhorias salariais.
Explicação:
reposta plurall
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás