em relação ao exame anatomopatológico, como é realizada a análise de tecidos, órgãos, líquido e de escarro?
Respostas
Resposta:
exames anatomopatológicos são realizados através da análise de fragmentos de tecido ou órgão retirados por meio de biópsias, cirurgias, endoscopias, punção aspirativa com agulha grossa, necrópsias, entre outros. O estudo desses fragmentos permite análises macro e microscópicas com o objetivo de estabelecer o diagnóstico, avaliar fatores histopatológicos prognósticos e as margens cirúrgicas.
Dentre os procedimentos especializados realizados nos últimos anos, os exames anatomopatológicos estão entre os três procedimentos que apresentaram maior crescimento de gastos, juntamente com anestesia e ações especializadas em odontologia.
Atualmente o exame anatomopatológico de espécimes cirúrgicos é utilizado rotineiramente em cirurgias orificiais. A análise patológica de material cirúrgico serve para guiar os cuidados e tratamento do paciente. Além disso, serve para garantir, junto às seguradoras de saúde, que procedimentos documentados são realizados tanto em caráter médico-legal, como uma ferramenta educacional para confirmar diagnósticos presumidos .
Resposta:
Atualmente o exame anatomopatológico de espécimes cirúrgicos é utilizado rotineiramente em cirurgias orificiais. A análise patológica de material cirúrgico serve para guiar os cuidados e tratamento do paciente. Além disso, serve para garantir, junto às seguradoras de saúde, que procedimentos documentados são realizados tanto em caráter médico-legal, como uma ferramenta educacional para confirmar diagnósticos presumidos
Explicação: