Respostas
Resposta:
A principal razão para o crescimento econômico da Amazônia no fim do século XIX foi a descoberta na região da seringueira. O extrato da seringueira era o látex, que era matéria-prima para a borracha. ... Com a popularização do carro e das fábricas a Amazônia, que exportava borracha, cresceu consideravelmente
Resposta: Durante quase meio século, de 1870 a 1920, a produção de borracha na Amazônia é uma das mais importantes atividades econômicas do país.
Envolvendo cerca de 100 mil pessoas, em grande parte nordestinos retirantes das grandes secas da década de 1870, a exportação do látex amazônico chega a atingir médias anuais de 40 mil toneladas, enviadas para os Estados Unidos e para a Europa.
Grandes bancos, empresas de comércio e companhias de navegação inglesas, francesas e norte-americanas instalam agências em Belém e Manaus, algumas delas centralizando seus negócios no Brasil e na América do Sul.
A prosperidade e a modernização exibidas por essas duas cidades, com seus teatros, cafés, palacetes, lojas, bondes, telefones e luz elétrica, são resultado da combinação da riqueza natural da floresta com o avanço da revolução industrial.
espero ter ajudado