(Itália, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha e França )
● Como é o serviço de saúde nesses países e no Brasil?
● Se quiserem citar outros países, fiquem à vontade
● Como esses países se prepararam pra essa pandemia ?
● O que é uma pandemia?
(em relação ao COVID-19)
Respostas
Resposta: 1) Pergunta
Na Itália, eles possuem um sistema nacional de saúde parecido com o SUS brasileiro que é denominado de Servizio Sanitario Nazionale (SSN), sendo assim, é possível obter tratamentos gratuitos e consultar-se com especialistas.
Na Espanha existe também um sistema público de saúde, do qual é considerado um dos melhores do mundo. Pois o país investe em tecnologias e sistemas otimizados para o seu atendimento público e investe bastante para a melhoria do serviço.
A saúde pública na Espanha funciona separando os serviços aos cidadãos em duas formas de assistência: Atenção Primária e Atenção Especializada. Atenção Primária: Oferece à população alguns serviços básicos como: consultas, exames, curativos, cursos para gestantes e atendimentos de urgências. Atenção Especializada: Atendimento é direcionado para os centros de especialidades e hospitais, de maneira ambulatorial ou em regime de ingresso. Para utilizar o sistema de saúde pública na Espanha é necessário estar cadastrado no INSS do país, lá chamado de Seguridad Social.
Na Alemanha O seguro de saúde é obrigatório, seja para cidadãos locais ou para pessoas que ficarão no país por um curto período de tempo. Vale salientar que não existe sistema público de saúde na Alemanha. Assim o seguro saúde é obrigatório no país.
O Sistema de saúde na Alemanha é divido em seguro de saúde estatal e seguros de saúde privados.
O seguro de saúde estatal na Alemanha (no alemão, Gesetzliche Krankenversicherung ou GKV) equivale a uma taxa de 14,6% do seu salário (valor bruto). Todas as pessoas que têm emprego na Alemanha e recebem um valor (bruto) inferior a 60.470 euros por ano têm direito ao seguro de saúde estatal.
O seguro de saúde privado na Alemanha (em alemão, Private Krankenversicherung ou PKV) só pode ser contratado por pessoas que recebam um valor anual bruto superior a 60.750 euros. A exceção são os estudantes, freelancers, e outras pessoas que não tenham um emprego na Alemanha, nesses casos deverão contratar um seguro de saúde privado. Geralmente as seguradoras oferecem pacotes especiais para esse grupo de pessoas.
Na Grã- Bretanha a Saúde pública é administrada pelo Serviço Nacional de Saúde (National Health Services - NHS). O NHS fornece todos os níveis de atendimento médico, desde clínicas comunitárias a cuidados hospitalares. A maioria dos serviços do NHS são gratuitos, salvo alguma exceções: Prescrições, Optometria, Dentista.
A primeira coisa que você precisa fazer para ter acesso a tratamento médico na Inglaterra, é registrar-se com um clínico geral (General Practitioner - GP).
O centro do sistema britânico são os General Practitioner (GP), uma espécie de postos de saúde que existe em todos os bairros. Nestes centros, um clínico geral acompanha e atende as pessoas registradas e encaminha para especialistas ou atendimentos especializados se necessário. Além dos GPs, o NHS conta com os walk-in centres, nos quais não é necessário agendar consultas, hospitais e postos de pronto atendimento 24h.
Na França a saúde pública na França funciona por meio do SHI, o Seguro Obrigatório de Saúde, um seguro universal e compulsório para todos os residentes do país. Os trabalhadores colaboram mensalmente com o fundo, com uma taxa descontada diretamente do salário, e grupos em situação de vulnerabilidade tem a cobertura do SHI sem necessidade de contribuição.
Os usuários do sistema tem liberdade para escolher o médico e instituição de preferência. Hospitais e clínicas públicas e privadas coexistem e o SHI cobre tratamentos nos dois setores. O seguro cobre a maioria dos serviços médicos e hospitalares, incluindo odontologia e medicamentos, mas em alguns serviços o paciente precisa pagar uma parcela do serviço (no máximo 25%), em um sistema de coparticipação.
2) Pergunta
Na Austrália o Medicare, sistema de saúde da Austrália, é universal e oferece amplo serviço de saúde para todos os residentes do país. O governo federal é responsável pela criação de políticas de saúde, assim como a regulamentação e o financiamento por meio do dinheiro arrecadado com impostos.
No Canadá O sistema de saúde do Canadá é exclusivamente financiado pelo Estado, ou seja, ninguém paga pelos serviços de saúde e todos os residentes têm acesso aos mesmos médicos e tratamentos.
3 Pergunta
Bem, esses países se prepararam investindo mais na qualificação do seus profissionais, com o isolamento obrigatório que é fundamental e também com a ajuda da população que obedecesse todas as normas impostas pelo governo, como usar máscaras, utilizar o álcool em gel e entre outros. E também com o fechamento das sua fronteiras, para que fosse evitado o aumento da contaminação.
4 pergunta
Uma pandemia é quando ocorre uma determinada doença, geralmente transmissível, atinge uma grande parte da população de uma determinada região (cidade, estado, país) ou do planeta. Portanto, a pandemia é de maior proporção em relação à epidemia, pois pode levar a milhares ou até milhões de vítimas.