Minha professora pediu pra mim fazer um trabalho que representa cada camada
Obs:tem que ser simples. ..
Respostas
Resposta:
Explicação:
A Terra é constituída, basicamente, por três camadas:
Crosta Terrestre: Camada superficial sólida que circunda a Terra.
Manto: camada logo abaixo da crosta.
É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma.
Núcleo: O Núcleo corresponde à quase um terço de toda a massa terrestre. Não se sabe ao certo qual a composição dessa camada, mas há fortes indícios de que ele seja composto por uma liga de ferro e níquel. Por isso, o núcleo também pode ser chamado de NIFE devido à essa combinação.
Temos também o Nucleo interno: possui entre 5100 e 6370 km. Apesar da parte interna do núcleo possuir temperaturas mais elevadas, ele é sólido devido à influência da pressão interna do planeta sobre ele.
e também o nucleo externo:
O Núcleo Externo apresenta entre 2900 e 5100 km, suas temperaturas variam entre 3000°C e 3800°C. Ele se encontra no estado líquido.
Camadas da atmosfera:
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta. A diferença entre cada uma das camadas é, basicamente, de temperatura e altitude. Mas cada uma guarda suas peculiaridades.
1. A FAIXA DA VIDA
Nome Troposfera
Altitude De 0 km a 18 km
Temperatura Até -60°C, nas partes mais altas
Concentra as maiores quantidades de gases indispensáveis para os seres vivos: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de gás carbônico. Nela, ocorrem os fenômenos meteorológicos, como chuvas e ventos. E é por ela que transitam aviões, helicópteros, balões etc.
2. FILTRO SOLAR
Nome Estratosfera
Altitude De 18 km a 50 km
Temperatura De -60°C a -80°C
Nela está a camada de ozônio, responsável por filtrar a radiação ultravioleta emitida pelo Sol. O famoso “buraco”, na verdade, é a rarefação do ozônio e fica concentrado na Antártida, levado por fortes correntes de ar.
3. PELÍCULA PROTETORA
Nome Mesosfera
Altitude De 50 km a 80 km
Temperatura De -10°C a -100°C
Protege a Terra de meteoros. Eles caem a uma velocidade de 65 mil km/h, mas explodem ao encontrarem o atrito dessa fatia, aliado à baixa temperatura. Nela também se formam as intrigantes nuvens noctilucentes: compostas por minúsculos cristais de gelo que só são visíveis quando iluminados por baixo, no pôr do sol.
4. CAMINHO PARA O SOL
Nome Termosfera
Altitude De 80 km a 300 km
Temperatura Pode chegar a 1.000°C
Nessa camada o ar já é muito rarefeito. É aqui que o vento solar é interceptado pelo magnetismo da Terra e direcionado para os polos, o que forma a aurora boreal. É também onde fica a ionosfera, faixa carregada de íons e que recebe e transmite as frequências do rádio.
5. LACRE ESPACIAL
Nome Exosfera
Altitude De 300 km a 600 km
Temperatura 1.000°C
É a transição entre a atmosfera e o espaço, por isso, vai terminando gradualmente até virar só espaço sideral! Nessa camada ficam os satélites espaciais que orbitam a Terra. Como o ar é extremamente rarefeito, a temperatura chega a 1.000 oC. Mas não se assuste: devido à rarefação, o calor não se propaga