• Matéria: Português
  • Autor: Tetecris17
  • Perguntado 7 anos atrás

O drama do progresso é uma metáfora. Mas, para duas espécies de pessoas era uma realidade literal. Para milhões de pobres, transportados para um novo mundo frequentemente por meio de fronteiras e oceanos, isto significou uma mudança de vida cataclísmica. Para os indivíduos do mundo fora do capitalismo, que eram agora atingidos e sacudidos por ele, significou a escolha entre uma resistência passiva em termos de suas antigas tradições e formas de ser ou então um traumático processo de tomada das armas do Ocidente para voltá-las contra os conquistadores: a compreensão e a manipulação do progresso por eles mesmos.

HOBSBAWM, E. J. A Era do Capital, 1848–1875. São Paulo: Companhia das Letras, 2017

HOBSBAWM, E. J. A Era do Capital, 1848–1875. São Paulo: Companhia das Letras, 2017

Segundo o texto, o fenômeno do progresso ocasionou

A)
a expansão de uma crise econômica generalizada.
B)
a uniformização dos padrões socioeconômicos.
C)
o aumento da desigualdade entre os extremos sociais.
D)
o estabelecimento de contratos de paz entre as nações.
E)
o refreamento do desenvolvimento do sistema capitalista.

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
6

Pelo enunciado da questão, vemos que o que é mencionado é que o progresso ocorreu de forma desigual. Sendo assim a alternativa correta é a letra C.

 

Vemos que o progresso gerou o aumento da desigualdade entre os países e suas respectivas populações. O texto da questão nos mostra isso quando fala que para uns o progresso gerou mudança e para outros resistência.

   

Essa questão do progresso ser visto de forma diferenciada pelas populações, resume-se na desigualdade entre povos em relação a oportunidades, qualidade de vida, acesso a serviços entre outras coisas.

Perguntas similares