Respostas
Resposta:
- A indústria paraguaia ficou arrasada após a guerra. O Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento industrial e econômico. Pelo contrário, passa até hoje por dificuldades políticas e econômicas.
- Cerca de 70% da população paraguaia morreu durante o conflito, sendo que a maioria dos mortos eram homens.
Resposta:
1) A guerra deixou grandes prejuízos tanto no Brasil como no Paraguai, que foi arrasado. Aproximadamente 80% da população masculina foi dizimada e o que restou eram velhos, crianças e mutilados de guerra.
2) O enfrentamento deixou as poucas indústrias existentes destruídas, a terra sem cultivo e a população passou a viver basicamente da lavoura de subsistência.
3) Além disso, perdeu parte do território para a Argentina e para o Brasil, e contraiu uma dívida de guerra com os países da Tríplice Aliança. O Uruguai a perdoou em 1885, a Argentina em 1942 e o Brasil, em 1943.
Explicação:
Com relação ao Brasil, a contenda custou milhares de vidas e afetou bastante a economia, sendo necessário tomar vários empréstimos para manter o equilíbrio financeiro.
Por outro lado, ao terminar a guerra, o Brasil conseguiu a liberdade de navegação na Bacia do Prata e tinha um exército vitorioso e modernizado.
A Argentina assegurou os territórios que antes eram contestados por Solano López como a província de Corrientes e a região do Chaco.
A Inglaterra não participou diretamente do conflito, porém foi o único país a lucrar com ela. O país ampliou seus mercados na América, emprestou dinheiro para a reconstrução do Paraguai e para o Brasil, que aumentaram sua dívida.