Sadi Carnot (1796-1832) publicou, em 1824, o livro Reflexões sobre energia motora e fogo, obra seminal que explicou o funcionamento das máquinas a vapor que passaram a ser utilizadas nas fábricas, iniciando a automatização dos processos industriais, e no transporte com trens movidos a vapor encurtando distâncias e levando progresso. PIQUEIRA, J. R. C. Introdução à Engenharia. Maringá: Unicesumar, 2018.
Respostas
A questão está incompleta, segue abaixo o complemento:
I - As máquinas térmicas são dispositivos com o objetivo de converter energia mecânica em energia térmica, sendo utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias.
II - A invenção da máquina a vapor revolucionou o sistema de transporte. As locomotivas a vapor funcionaram até a aparição de máquinas com motor elétrico ou a diesel, em meados do século XX.
III - A máquina a vapor é um símbolo da Primeira Revolução Industrial, sendo o carvão mineral o combustível utilizado.
Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
A máquina à vapor foi um dos grandes símbolos da Primeira Revolução Industrial, pois mudou completamente a forma como os transportes eram realizados, diminuindo as distâncias por terra e por mar.
Ainda, criou um novo ciclo de extração de carvão por mineiros, especialmente na Inglaterra.
A sua invenção levou à criação da locomotiva, que posteriormente cedeu lugar ao motor elétrico e a geração de eletricidade.