Respostas
Muito bom esse filme
Resposta:
O grupo chamado Wiley Forense Society, era composto por Henry Lowe, Samantha Booke e James Famer Jr. Pela brilhante atuação destes componentes em debates locais, eles eram convidados para outros debates em universidades diferentes, onde foram necessárias várias viagens. No decorrer das viagens os três jovens presenciaram fatos que marcaram muito suas vidas, um destes fatos foi o enforcamento de um negro, seguido pela queima do corpo em cima de uma árvore, uma cena tão forte fez com que as pessoas que ali estavam assistindo sentissem-se humilhados por serem diferenciados pela cor da pele.
O método dialético de Platão na obra “A República”, onde se trata da organização da sociedade e à natureza política, é relatado em um dos debates que acontecem no filme, onde o grupo de Wiley College discute com o grupo de outra universidade sobre a diferença racial vista nas universidades daquela época, quando existiam as universidades negras, e universidades brancas. Neste debate, Henry Lowe e Samantha Booke, argumentam que toda e qualquer universidade deveria aceitar o ingresso de negros e brancos, ou seja, uma organização daquela sociedade.
Em “O mito da caverna”, Platão faz uma reflexão a qual deve ser destacada “Os homens, porém, tendo vivido sempre numa caverna, acorrentados, acreditam que as sombras que veem projetadas na parede sejam a verdade. Mas só é possível conhecer a verdade além de nossos preconceitos e crenças. Só o filósofo se liberta e vê a realidade à luz do sol”, ou seja, em uma sociedade onde o preconceito e as crenças são predominantes não existirá a verdade, e só o filósofo procura se libertar do preconceito e viver a verdade. No filme, vemos que os três jovens em destaque possuíam descendência de escravos, mas como o mundo tinha tido grande mudança, de uma maneira ou outra os negros estavam ganhando o seu espaço.
sei lá