Explique os fatos abaixo descritos:
- Política Café com Leite; (explique o motivo do nome e por qual motivo eram mais significantes).
- Clientelismo;
- Voto do Cabresto;
- Colonato;
- Revolta da Vacina.
Respostas
Resposta:
a) política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.
NOME: A Política do Café-com-Leite ganhou esse nome devido aos produtos que geravam a renda das duas mais poderosas oligarquias agrárias do Brasil, Minas Gerais, com o leite, e São Paulo, com o café.
b) Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político
Explicação:
c) O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
d) Colonato é o nome que se dá a um sistema de exploração de grandes propriedades entre diversos colonos ou meeiros, que ficam incumbidos de cultivar uma determinada área e entregar parte da produção ao proprietário, conservando outra parte para seu próprio consumo
e) A chamada "Revolta da Vacina" foi uma insurreição popular ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. A revolta ocorreu como uma reação popular à campanha da vacinação obrigatória, posta em prática pelo sanitarista Oswaldo Cruz.