Um sofisma ou falácia é um argumento considerado não válido, ou seja, a conjunção das premissas não implica conclusão.
Muitas falácias são muito parecidas com as regras de inferência conhecidas (que são argumentos válidos), mudando apenas um detalhe na construção do argumento.
Considere o argumento:
Se João é aluno da disciplina de Raciocínio Lógico, então ele sabe construir tabela-verdade. Se João sabe construir tabela-verdade, então ele sabe identificar falácias. Podemos concluir que, se João é aluno da disciplina de Raciocínio Lógico, então ele sabe identificar falácias.
Agora responda:
- O argumento é válido ou é uma falácia? Justifique.
- Caso seja válido, qual a regra de inferência envolvida?
- Ainda caso seja válido, modifique algum detalhe em apenas uma das proposições para que o argumento seja uma falácia.

Respostas

respondido por: liaferreira1984
23

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O argumento dado é válido pela regra do silogismo hipotético.

Simbolizando:

p: João é aluno da disciplina de Raciocínio Lógico.

q: João sabe construir tabela-verdade.

r: João sabe identificar falácias.

Explicação:

O argumento fica:

p → q, q → r |— p → r, que, pela regra do silogismo hipotético, é válido. Você também pode confirmar construindo a tabela-verdade.

Para responder a última parte do desafio, você pode simplesmente trocar a conclusão por sua recíproca, ou seja, trocar "Se João é aluno da disciplina de Raciocínio Lógico, então ele sabe identificar falácias" por "Se João sabe identificar falácias, então ele é aluno da disciplina de Raciocínio Lógico".

Com essa troca, não teremos regra de inferência pronta, então poderemos fazer uma tabela-verdade e verificar facilmente que a conjunção das premissas não implica conclusão, sendo, portanto, uma falácia.

Você pode optar por modificar qualquer detalhe em uma das proposições dadas e fazer a tabela para conferir que é uma falácia.

Perguntas similares