• Matéria: Sociologia
  • Autor: bre177
  • Perguntado 7 anos atrás



O surgimento da sociologia confunde-se com a própria ascensão do modo de produção capitalista, melhor dizendo com um novo paradigma socioeconômico: o capitalismo como modo de vida. Este processo tem como marcos históricos fundamentais movimentos como o Renascimento, o Iluminismo, a Revolução Francesa, a Independência dos Estados Unidos e as revoluções industriais. Estes marcos históricos fizeram emergir novas relações de trabalho, o estado laico, a ciência e a razão experimental como fundamentos para compreensão do mundo.



1) Estes períodos foram assolados por crises, guerras, conflitos interclassistas, suicídios, perda de referências, desemprego, infanticídio. Foi inserido neste turbilhão de problemas sociais, que se tornavam gradativamente globalizados, é que surge a sociologia como alternativa para o controle, planejamento e reconstituição do equilíbrio e coesão social. Quanto a sociologia inicial, o que viria a ser sociologia, segundo Auguste Comte e quais as bases teóricas?

2) Por se tratar de uma doutrina, o positivismo se estendia para além de um arcabouço teórico e também como uma bússola moral. Como podemos definir o Positivismo como ferramenta metodológica?





3) Responda a questão posterior ao texto: “Indivíduos de sociedades de alta mobilidade relacional estão precisando ajustar a vida cotidiana mais do que sociedades de baixa mobilidade relacional. Eles podem se sentir 'encurralados' sem a liberdade de sair e se relacionar com os outros, o que eleva o estresse".

• Qual a relação entre isolamento social e fato social? Como Durkheim entenderia a regra do isolamento?







4) Leia o texto e responda a questão abaixo:



“Não há modelo ideal. Uma sociedade de alta mobilidade relacional pode ter efeitos negativos (rompem-se relações mais facilmente) e positivos (tende-se a ter mais apoio social e confiança nos outros). Já uma sociedade de baixa mobilidade relacional é mais propensa a ter relações mais duradouras e flexibilidade de atitudes individuais em prol do grupo (efeitos positivos), mas também menos confiança diante de desconhecidos e intimidade junto a amigos e namorados (efeitos negativos).”



• Para Marx, a realidade social é realidade concreta. A ação dos indivíduos e a maneira de produzir estão na base. Como a dialética pode pensar a relação entre pandemia e economia?





5) Max Weber foi o autor da sociologia da Ação, do capitalismo, da burocracia, da racionalidade e do processo de desencantamento do mundo ocidental. Para o autor, a dominação é uma relação de poder. Em se tratando de dominação como um conceito, ou nas palavras do Weber: “um tipo ideal”, qual o tipo de dominação pode ser utilizado para classificar o isolamento social? É possível combinar mais de um conceito de dominação? Justifique sua resposta.​

Respostas

respondido por: Matheusieti
5

Para Comte, o positivismo ia de encontro a 3 estados, sendo:

  • O metafísico;
  • O empírico;
  • O teológico.

O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.

Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de hoje.

Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.

Ele desenvolveu a solidariedade social, refletindo também sobre a solidariedade mecânica (definida por configurações sociais primitivas), e, a solidariedade orgânica (geralmente complexas e estruturadas como a que vivemos hoje).

Weber, buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo.

Partindo deste ponto, é possível notar que o sociólogo, define o estado como principal pilar de atuação para a racionalização do direito, ou seja, a especialização do poder legislativo e judiciário, está voltado para uma política que tem o objetivo de manter e dar respaldo a segurança dos indivíduos.


natielecamposnd: Mais é de qual questão essa resposta?
Perguntas similares