Respostas
Explicação:
Os atletas dos Estados Unidos venceram 11 provas. A Alemanha ficou em terceiro lugar, com quatro vitórias de Carl Schuhman. O destaque ficou para o grego Spiridon Loues, vencedor da maratona, criada especialmente para os Jogos Olímpicos modernos.
Adotou-se o termo "olimpíadas", no plural, pois cada modalidade é vista como um jogo em separado, e "olimpíada" como o espaço de quatro anos entre elas. Aliás, o nome vem da cidade de Olímpia, na Grécia antiga. Criados em cerca de 2.500 a.C., os Jogos Olímpicos eram uma festa esportiva em homenagem a Zeus. Tão importantes que até interrompiam guerras em andamento, as competições aconteciam no santuário de Olímpia.
Teodósio proibira festas pagãs
As provas disputadas eram atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que reunia luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os campeões recebiam uma coroa de louros. As Olimpíadas perderam prestígio quando os romanos tomaram a Grécia, no século 2º a.C. Em 392, o imperador Teodósio 1º converteu-se ao cristianismo e proibiu todas as festas pagãs, inclusive os Jogos Olímpicos, que homenageavam Zeus.
O sonho do Barão de Coubertin de aproximar os povos através do esporte demorou a se concretizar. Em 1936, na Alemanha, Hitler se negou a reconhecer as quatro vitórias do negro americano Jesse Owens, por exemplo.
Em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas israelenses. Em 1980, os Estados Unidos boicotaram os Jogos de Moscou, em protesto à invasão do Afeganistão. A revanche viria quatro anos depois, com os soviéticos ausentes em Los Angeles.
Nos últimos anos, as Olimpíadas estão se tornando sinônimo de superlativo e explosão de gastos. Devido à pandemia de coronavírus em 2020, os Jogos no Japão foram adiados para o ano seguinte
Resposta:
FOI IDEALIZADA PELO FRANCÊS PIERRE DE FRÉDY, OS OBJETIVOS DA ANTIGUIDADE ERAM DISPUTAS POR MEDALHAS MAS DEPOIS DA IDEALIZAÇÃO, OS OBJETIVOS ERAM DEFENDER A BANDEIRA DA PAZ POR MEIO DO ESPORTE