Respostas
Olá, boa noite ◉‿◉.
Temos dois pontos, vamos chamar um de A e outro de B, o ponto A toca apenas o eixo das ordenadas (y), ou seja, o valor da sua coordenada é A(0,3), já o ponto B toca apenas o eixo das abscissas, ou seja, o valor da sua coordenada é B(2,0).
Tendo montado as coordenadas vamos calcular o coeficiente angular e substituir na fórmula y - yo = m. (x - xo)
Substituindo:
Espero ter ajudado
Bons estudos ♥️
A equação da reta representada no gráfico é f(x) = -3x/2 + 3.
Para resolvermos essa questão, devemos aprender o que é a equação do primeiro grau.
O que é a equação do primeiro grau?
Uma equação do primeiro grau é uma reta e possui o formato f(x) = ax + b, onde a é denominado coeficiente angular e determina a variação da reta, e onde b é denominado coeficiente linear e determina o ponto de corte da reta no eixo y.
- Para encontrarmos o coeficiente a, podemos encontrar a razão entre as variações de duas coordenadas da reta. Assim, teremos que a = Δy/Δx, onde Δy e Δx são as variações das coordenadas y e x, respectivamente.
- Observando o gráfico, dois pontos do mesmo são (0, 3) e (2, 0).
- Encontrando as variações utilizando esses pontos, temos que Δy = 3 - 0 = 3 e que Δx = 0 - 2 = -2. Assim, Δy/Δx = 3/-2 = -3/2.
- Portanto, obtemos que a função da reta até o momento é f(x) = -3x/2 + b, onde a < 0, indicando que a reta é decrescente.
- Substituindo os valores de x = 0 e y = 3 para encontrarmos o valor do coeficiente b, obtemos 3 = 0 + b. Portanto, b = 3, o que torna a equação sendo f(x) = -3x/2 + 3.
Para aprender mais sobre equação linear, acesse:
brainly.com.br/tarefa/39162446