• Matéria: Filosofia
  • Autor: Fryda799
  • Perguntado 9 anos atrás

Falar de ética é tratar essencialmente da reflexão que se faz toda vez que é preciso identificar a melhor maneira de viver e de conviver. Ao primeiro olhar, ética talvez tenha a ver com vida boa, com felicidade. Mas, a verdade é que nem sempre se estabelece uma relação de equivalência, seja na teoria ou na prática. Ser ético não significa ter o passe livre para um cotidiano feliz. Basta observar como pessoas praticantes e defensoras da ética, íntegras e moralmente inatacáveis, respeitadoras das normas e leis preparadas e dispostas a uma convivência digna, estão expostas às intempéries existenciais. Elas adoecem, envelhecem, são traídas e abandonadas por amigos e amantes, enfrentam o luto e muitas outras dificuldades. A realidade é dura para todos, virtuosos e pústulas, sem o refresco de qualquer filtro moral.

A ética não é um tema fácil para ser abordado. Sempre haverá a suspeita de não haver nada de muito novo a tratar neste campo. Nem a ensinar, muito menos a aprender. A priori, de ética todos sabemos um pouco. Por isso, creio não ser recomendável admitir total ignorância no assunto. Pense na má impressão que causariam declarações como: “sou médico e de ética não entendo nada”. Ou ainda: “sou político e ética não é o meu forte”.

Respostas

respondido por: iracimartins
13
A ética não é um tema fácil para ser abordado.Havera  sempe uma lacuna que mostra  que exitem muito  a ensinar e aprender no campo da ética
Perguntas similares