Como a física explica a escala musical do piano? Por que, por exemplo, um Dó de primeira oitava soa de forma semelhante a um dó de segunda oitava?
Respostas
Resposta:
Nesses instrumentos, o som é produzido a partir de cordas, que quando acionadas provocam compressões e rarefações no ar, chamadas ondas sonoras.
Também chamada de cordas vibrantes, as cordas dos instrumentos musicais, quando vibram produzem ondas transversais que, superpondo-se às refletidas nas extremidades, originam uma onda estacionária.
O modo mais simples de vibração da corda caracteriza sua freqüência fundamental, correspondente à vibração entre as extremidades de fixação da corda (nós) e um ponto médio. O segundo modo de vibração corresponde aos nós das extremidades e a um nó no ponto central. O terceiro modo corresponde a mais um nó entre os nós extremos, e assim, cada novo modo de vibração corresponde a mais um nó intermediário.
Explicação:
Explicação:
A escala do piano é baseada no sistema temperado, onde os intervalos entre as notas são calculados matematicamente de acordo com certas proporções. O intervalo de oitava, por exemplo, segue uma proporção de dobro ou metade da frequência entre as notas. No caso de cordas, a metade do tamanho corresponde ao dobro da frequência, gerando assim um som uma oitava mais agudo. Elas recebem o mesmo nome (dó, por exemplo) pois seu som é semelhante e também exercem a mesma função harmônica, pois tem como sons secundários (harmônicos), as notas parecidas geradas em série.